Estilo Minimalista na Decoração

 

ESTILO MINIMALISTA NA DECORAÇÃO

O que é Minimalismo

sala com tapete azul rack branca, vaso de plantas e um abajur de chão
Reprodução: Freepik



O termo “minimalismo” origina-se no século XX com os movimentos artísticos, culturais, e científicos, 0 objetivo era se expressar utilizando apenas os elementos fundamentais.

Na decoração, o minimalismo propõe uma limpeza visual e transforma ambientes em refúgios de tranquilidade e paz, contrastando com o excesso de informação, estresse e a rotina agitada do dia a dia. Esse estilo prioriza a funcionalidade dos objetos, refletindo a popular expressão “menos é mais”.

Por que adotar o Estilo Minimalista?

Ao longo da vida acumulamos objetos que ganhamos ou compramos ,e em certo momento, percebemos que estamos gastando muita energia e tempo com itens que não têm funcionalidade. Quando começamos a descartar os excessos percebemos que criamos ambientes calmantes que incentivam a clareza mental e reduz o estresse e, a partir daí adotamos critérios mais rigorosos para selecionar os objetos.

Optar por um estilo de vida minimalista reflete o desejo de uma vida mais simples, priorizando o essencial. Isso resulta em um lar mais afetivo e convidativo ao convívio.

O escritor e designer Graham Hill pergunta: ter menos coisas, em menos espaço, pode levar a mais felicidade? Confira:



Viver num espaço organizado e com menos distrações e poluição visual melhora a concentração, a qualidade do sono e reduz de níveis de ansiedade.

Vou confessar aqui...eu quero muito adotar esse estilo. Ele é a solução para muitos probleminhas que drenam minha energia no dia a dia. Eu só preciso convencer marido e filhos. Só tem um jeito: com informação! Uma vida mais tranquila é o que todos nós desejamos, certo? 

Iluminação Natural

uma sala de estar com uma janela grande entrando luz do dia.
Imagem: Shutterstock


O minimalismo valoriza a luz natural que deve invadir a casa por completo. Para isso é necessário grandes vãos e o uso de cores claras e neutras na estrutura. Para complementar escolha cortinas e persianas, feitas de tecidos finos e transparentes para garantir leveza ao ambiente.

Uso das Cores

No estilo minimalista, o branco é a cor principal irradiando a luz natural. Para complementar usamos ainda outras cores neutras como bege, cinza e preto.

Há quem aposte em alguns pontos de cores mais vibrantes para quebrar a monotonia.

Estrutura

Uma estrutura “limpa”, sem excessos, é a característica mais marcantes do estilo minimalista.

Os revestimentos e superfícies são lisos e com cores neutras. Os Espaços contêm apenas o essencial tornando-se funcionais e simples.

Materiais com acabamento fosco e elementos de madeira natural deixam o ambiente mais aconchegante.

Decoração

sala de estar espaçosa com mobílias em tons claros.


Para adotar uma decoração minimalista, comece eliminando tudo o que não é estritamente funcional e primordial.

Mas não descarte o que tiver valor estético ou afetivo. Esses você pode guarda-los em armários sem necessariamente deixá-los visíveis.

Use texturas agradáveis ao toque, elas aquecem o ambiente e crie contrastes entre o branco e outras cores para deixar os espaços mais elegantes.

0 Comentários